quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reforme de la Retrait - Situação na França




Segue agora um pequeno resumo da atual situação na França por conta das manifestações populares contra a reforma da previdência proposta pelo governo de Nicolas Sarkozy:
Os postos de gasolina estão praticamente sem combustiveis e aqueles que têm, não estão vendendo mais que 30 Euros por carro, imaginem que ha dois dias das férias escolares isso representa um verdadeiro caos!
Na ultima terça-feira, houve uma paralisação geral em toda a França e os ânimos estão começando a esquentar... No caminho da faculdade, me deparei com pelo menos duas grandes manifestações estudantis, e uma delas bloqueou o acesso de trens e carros na cidade. Além disso, nada aqui funcionou nesse dia, desde escolas, universidades, lojas etc...






Acho otima essas manifestações, afinal a proposta do governo é realmente absurda. O problema não é a tentativa de reforma, mas sim que os maiores afetados serão como sempre os trabalhadores. Se o governo tem problema de caixa porque não pensa em diminuir o salario maravilhoso dos Senadores ou então em aumentar a carga tributaria das grandes corporações??? Mais não, é mais cômodo aumentar os anos de trabalho da população, afinal de contas, como eles estão vivendo mais podem trabalhar mais para a manutenção da nação...aff!!!


Apesar disso, as manifestações por aqui tem-se mostrado bem pacificas, salvo algumas exceções, é claro! Por aqui é comum ver os pais levarem seus filhos pequenos pra participarem das passeatas e mesmo com o clima um pouco tenso, a policia por enquanto tem respeitado o direito dos manifestantes a greve.

Isso tudo me leva a pensar o quão urgente é a reforma previdenciaria do Brasil. As familias brasileiras não tem mais 5 filhos,a expectativa de vida tem aumentado e continuamos com um modelo previdenciario que não atende essa nova realidade. Reformular a lei é preciso, mas sem prejudicar a população, é logico!


Precisamos pensar nisso, enquanto a maioria da nossa população ainda é jovem...




Music Bresilienne - Seu Jorge!!!

Como é bom matar as saudades da boa musica brasileira. Seguem umas fotinhos do Show do Seu Jorge, que tirei com meus amigos brasileiros no festival de Jazz da cidade de Nancy.
Salve seu Jorge!!!







Aquecendo os tamborins (rs) Junior e Vince


Reparem no frio que estava fazendo!!! Na foto


eu, Geysa, Raffa e o pontinho roxo com os olhos


de fora é a Lays (rs)


Voilà! O artista da noite!

Tocando Flauta!


Casal nota 1000!!!


Meu brasileirinho! rs

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

La belle ville de Nancy

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, seguem algumas imagens da bella cidade de Nancy.

Place Stanislass



Place de la Carriére

Basilic Saint Epvre

Porte de la Craffe

E o melhor é que tudo isso fica pertinho aqui de casa!

Ainda tenho mais coisas pra mostrar mas preciso estudar um pouco, depois crio um novo post pra mostrar toda a belezura daqui!

Bisous

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Rendez-vous

Senti a necessidade em escrever sobre esse tema porque o povo francês adora um rendez-vous, nunca vi igual! Mas calma, ao contrario do que conhecemos em nossa linguagem quotidiana, rendez-vous aqui é apenas um encontro (!). Agora vou te dizer, é um tal de rendez-vous pra la e pra ca que minha alma brasileira-tupiniquim não da conta (rs).

Aqui não tem como dar um 'jeitinho' de ser atendido na hora do almoço, nem em qualquer outro horario em que se esteja disponivel, sem ter marcado um rendez-vous previamente. Me lembrei tanto dos meus tempos de trabalho no Brasil, onde as pessoas chegavam sem marcar horario e queriam ser atendidas em 5 minutos...aff!

Mesmo assim, morro de saudades da minha terra encantada!

Cours

Minhas aulas começaram nesta semana e estou numa correria louca pra me adaptar ao ritmo de estudos =) as aulas estão sendo super dinâmicas e esta sendo uma grata experiência ter colegas de todo mundo: China, Japão, Irã, Siria, Colombia, Chile e é claro do Brasil!!! é uma felicidade so quando encontramos um compatriota, nunca pensei que iria ficar tão feliz em falar português (rs).
Acreditam que um dos meus professores se chama José Mendez e é um português??? J'adore! Isso é o mesmo que ter um Jean Pierre brasileiro =))