Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Reforme de la Retrait - Situação na França




Segue agora um pequeno resumo da atual situação na França por conta das manifestações populares contra a reforma da previdência proposta pelo governo de Nicolas Sarkozy:
Os postos de gasolina estão praticamente sem combustiveis e aqueles que têm, não estão vendendo mais que 30 Euros por carro, imaginem que ha dois dias das férias escolares isso representa um verdadeiro caos!
Na ultima terça-feira, houve uma paralisação geral em toda a França e os ânimos estão começando a esquentar... No caminho da faculdade, me deparei com pelo menos duas grandes manifestações estudantis, e uma delas bloqueou o acesso de trens e carros na cidade. Além disso, nada aqui funcionou nesse dia, desde escolas, universidades, lojas etc...






Acho otima essas manifestações, afinal a proposta do governo é realmente absurda. O problema não é a tentativa de reforma, mas sim que os maiores afetados serão como sempre os trabalhadores. Se o governo tem problema de caixa porque não pensa em diminuir o salario maravilhoso dos Senadores ou então em aumentar a carga tributaria das grandes corporações??? Mais não, é mais cômodo aumentar os anos de trabalho da população, afinal de contas, como eles estão vivendo mais podem trabalhar mais para a manutenção da nação...aff!!!


Apesar disso, as manifestações por aqui tem-se mostrado bem pacificas, salvo algumas exceções, é claro! Por aqui é comum ver os pais levarem seus filhos pequenos pra participarem das passeatas e mesmo com o clima um pouco tenso, a policia por enquanto tem respeitado o direito dos manifestantes a greve.

Isso tudo me leva a pensar o quão urgente é a reforma previdenciaria do Brasil. As familias brasileiras não tem mais 5 filhos,a expectativa de vida tem aumentado e continuamos com um modelo previdenciario que não atende essa nova realidade. Reformular a lei é preciso, mas sem prejudicar a população, é logico!


Precisamos pensar nisso, enquanto a maioria da nossa população ainda é jovem...




2 comentários:

  1. Caraca, o couro tá comendo por aí! Mas vejamos pelo lado positivo: você vai ter mais essa história para contar ao netos =D
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. tá faltando um post sobre a turquia!!!=D
    Bjs

    ResponderExcluir