Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Film - Benda Bilili

Benda Bilili conta a história de uma banda do Congo que tinha o sonho de chegar com sua música na Europa, esse sonho de fato, era a única coisa de bom que eles possuiam, pois todos os integrantes da banda afetados pela Poliomelite (doença comum nesse pais), não tinham os movimentos das pernas. Os integrantes da banda viviam uma realidade muito difícil e que refletia a situação econômica do Congo, não tendo muitas vezes sequer comida.
Um dia, os integrantes da banda conhecem um menino - Roger - que também tem um sonho: o de fazer grandes coisas com seu instrumento musical, instrumento esse que mais parecia um objeto medieval por conter apenas uma corda amarrada a uma espécie de caneco. O menino saudável e com todos os movimentos garantidos, se alia ao Staff Benda Bilili e junto com eles toca na porta de bares do Congo e muitas vezes divide o papelão para dormir nas calçadas da cidade. O tempo vai passando e a banda de paraplégicos consegue gravar um CD e depois de alguns anos, são chamados para tocarem em um festival na cidade de Paris. Ao chegarem no bairro de Belfort e após apresentarem sua música contagiante, a banda do Congo é aplaudida por centenas de pessoas e convidada para se apresentar em outras cidades da França e outros países.
A história dessa banda é no mínimo emocionante, não trata-se de uma obra de ficção mas a pura realidade!
Adoro histórias de gente vitoriosa, de gente que batalhou pra chegar onde está, que superou limites e dificuldades e mais: gente que não esquece de onde veio.
A história do filme nos deixa uma mensagem super importante, a de que devemos acreditar nos nossos sonhos independente das circunstâncias...com exceção de uma única pessoa, os integrantes dessa banda não tinham sequer pernas pra atravessarem sua cidade, mas graças aos seus sonhos conseguiram atravessar o mundo!
Fora isso tudo, esse filme tem um significado em especial pra mim por ter sido o primeiro filme em francês que consegui compreender integralmente =)))

2 comentários: