Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Journée

Esse final de semana foi bem movimentado nas cidades francesas, e isso se deve a um evento que ocorre todos os anos em todo o pais, chamado Journée du Patrimoine. O evento é super legal e tem o objetivo de abrir gratuitamente ao publico, museus, centros culturais, espaços culturais etc. Além disso, eles costumam abrir prédios que geralmente não são abertos à visitação, como por exemplo, prédios do governo.
Ontem por exemplo, eu e o Vince participamos de uma visita guiada pela cidade de Nancy, onde a guia explicou toda sua Historia apontando os principais marcos desde o periodo medieval, saimos da Place Stanislass, passamos pela Vielle Ville, Porte de la Craffe, Palais Ducal, Eglise de Saint Epvre etc
Na cidade de Nancy, tivemos um evento especial em paralelo, o Livre sur la Place, uma espécie de feira de livros onde os principais autores franceses compareceram para autografar suas respectivas publicações, uma atitude legal que mostra consideração com os leitores =)
Esse evento também promoveu debates literarios, encontros musicais e uma linda decoração no espaço onde a feira ficou instalada = Place Carriére.
Para terminar o final de semana em grande estilo, hoje pela manhã visitamos um chatêau = castelo na cidade de Lunéville, uma pequena cidade que fica aqui na região da Lorena ha uns 30 minutos de Nancy. O castelo foi do Rei Stanislass, antigo governante da região da Lorena e esta passando por um processo de restauração depois de um incêndio que ocorreu em 2003.
Na frente do castelo tinha uma exposição de carros antigos e no patio interno uma feira agropecuaria com direito a desfile de vacas e tudo!! (rsrs).
Terminamos a vistação do chatêau e voltamos com a nossa carona, o amigo Pierrot para Nancy, onde confesso que até tentei aproveitar o restante da Journée visitando o Museu de Belas Artes, mas estava tão cansada que não consegui dar a atenção que todo o acervo merecia e decidi voltar outro dia.
Depois disso tudo fica mais facil explicar a palavra de hoje, Journée, que nada mais é do que uma Jornada e nesse caso pelo patrimônio.

Um comentário:

  1. Que delícia,amiga! Depois quero ver as fotos! Ou melhor, quando eu fora aí você me mostra tudo pessoalmente! =DDD

    Saudadona-ona!

    ResponderExcluir